terça-feira, 5 de março de 2013

Conselheiro Vivo 2013: Antônio no tempo das Artes

A edição deste ano do Conselheiro Vivo, evento anual que marca o aniversário de Antônio Conselheiro, líder de Canudos, tem como proposta debater o universo e a trajetória de Antônio Conselheiro em sua terra natal, Quixeramobim, a partir das linguagens artísticas. Por isso, o evento “Conselheiro Vivo: Antônio no tempo das Artes’’ contará com a presença de nomes como a professora Dra. em Literatura Ângela Gutierrez e o artista plástico e escritor Audifax Rios. Além de palestras, a programação, que segue de 8 a 13 de março, em Quixeramobim, terá oficinas, apresentações teatrais, exposições e shows.

O Conselheiro Vivo 2013 é realizado pelo ONG Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), idealizadora do evento, e pela Secretaria de Cultura do Município e conta com o apoio do Sesc-Ler, Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos. A programação do primeiro dia, 8 de março, começa às 8 horas com o Cortejo do Conselheiro, uma caminhada do prédio da Estação de Trem à Casa Conselheiro, no centro. A abertura oficial do evento será às 19 horas na Casa Conselheiro, com a palestra: “O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim?”, da especialista em História pela Uece/FECLESC, Goreth Pimentel.

No sábado, 9 de março, Quixeramobim vai receber, às 19 horas, na Casa Conselheiro, uma comitiva da cidade de Canudos, Bahia, para participar do evento. Também serão abertas as exposições “Decálogos do Santo Guerreiro”, do Audifax Rios; e “Poesia do olhar”, fotografias de Tarcisio Filho. A casa vai receber ainda a videoinstalação “Inscrições Peregrinas – a cena e a escrita”, de Alexandre Veras e Kiko Alves. Às 22 horas, na Ponte Metálica, haverá o show “Canção do Exílio”, com Moacir Bedê e Natasha Faria.

No último dia do evento, 13 de março, data de aniversário de Antônio Conselheiro, Ângela Gutierrez e Audifax Rios receberão da Câmara Municipal de Quixeramobim a Comenda Antonio Conselheiro, juntamente com o historiador Antonio José Simão, responsável pela difusão de leituras e estudos em Quixeramobim desde a década de 1990 em torno do universo de Conselheiro. A solenidade será às 19 horas na Casa Conselheiro. Após, haverá a palestra “Do sertão à pancada do Mar”, de Ângela Gutierrez. O evento será encerrado com o show Conselheiro Infinito, com o cantor Azanias Henrique.

Confira a programação completa do “Conselheiro Vivo: Antônio no tempo das Artes’’:

08/03 – Sexta-feira – Casa Conselheiro e Centro da Cidade

8h – Centro da Cidade
Cortejo do Conselheiro. (Caminhada do prédio da Estação à Casa Conselheiro)

19h – Casa Conselheiro
Palestra: “O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim?” (Goreth Pimentel, especialista em História pela Uece/FECLESC)

Mesa redonda: “Trilhando novos caminhos em arquivos: Quixeramobim na história” (Composição da Mesa: Mayara Lemos – mestranda em História pela UECE, Luciana Fernandes – graduanda do Curso de História da FECLESC, Adson Pinheiro – mestrando da UFC)

09/03 – Sábado – Casa Conselheiro e Ponte Metálica

19h – Casa Conselheiro
Recepção da comitiva vinda da cidade de Canudos

Abertura das Exposições “Decálogos do Santo Guerreiro”, do artista plástico Audifax Rios; e “Poesia do olhar”, fotografias de Tarcisio Filho; e da videoinstalação “Inscrições Peregrinas – a cena e a escrita”, de Alexandre Veras e Kiko Alves.

22h – Ponte Metálica
Show: “Canção do Exílio” – com Moacir Bedê e Natasha Faria.

10/03 – Domingo – Praça da Matriz e Rádio

12h – Rádio Canudos FM
Debate na Canudos FM: “Conselheiro: no papel, na arte e no tempo”, com Osvaldo Costa – psicanalista e mestre em psicologia pela UFC e Audifax Rios – artista plástico e escritor. Mediação: Bruno Paulino – cronista e professor.

20h30min – Praça da Matriz
Apresentação da Banda de Música de Quixeramobim Sebastião Doth.

Apresentações Teatrais: “Antônio, o Conselheiro”, com o Grupo Lamberage, e “Antônios” Grupo Lamparinô, e “Melelego” da Cia Teatral de Canudos.

11/03 – Segunda-feira – Sesc-Ler e Casa Conselheiro

14h – Sesc- Ler
Oficina de artes com biscuit e outros materiais “As faces de Conselheiro”, com o artista plástico Dudé.

19h – Casa Conselheiro
Palestra: “A influência do forró na sexualidade dos adolescentes do Sertão Central” (Karine Suelanne – psicóloga e professora)

Mesa – “Novos cronistas do Sertão Central: diálogos com Manuel Bandeira e Raquel de Queiroz”. (Bruna Borges – cronista, Bruno Paulino – cronista e graduando em Letras pela Uece). Mediação: Ângela Borges – pedagoga.

12/03 – Terça-feira – Sesc-Ler e Casa Conselheiro

14h – Sesc-Ler
Oficina de artes com biscuit e outros materiais “As faces de Conselheiro” –com o artista plástico Dudé.

19h – Casa Conselheiro
Grupo de leitura “Sertões e Memórias’’: Impressões de leitura do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Com o prof. João Paulo da Silva Barbosa – especialista em Literatura Brasileira.

Exibição dos produtos das oficinas: “As faces de Conselheiro” – com biscuit e outros materiais, do artista plástico Dudé e “Viagem imaginária à trajetória de Antônio Conselheiro e Canudos” pinturas de Sáskia Holanda.

Abertura do Cineclube Conselheiro: exibição do documentário “Tempo Passadiço” dos alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.

13/03 – Quarta-feira – Memorial e Casa Conselheiro

08h – Memorial
Apresentação das produções das escolas e premiação dos vencedores do concurso Conselheiro nas Escolas (poesias, crônicas, cordel, artigos e pinturas).

12h – Rádio Canudos FM
Programa especial na Canudos FM: “Parabéns ao Conselheiro”, com integrantes da ONG Iphanaq, Secretária de Cultura e instituições envolvidas no Conselheiro Vivo. (Sesc Ler, professores das oficinas, realizadores das exposições)

19h – Casa Conselheiro
Entrega da Comenda Antônio Conselheiro. Agraciados: Ângela Gutierrez, Audifax Rios e Antônio José Simão.

Palestra de Ângela Gutierrez – profa. Dra. Literatura UFC (Pós-doutora UFMG): “Do sertão à pancada do Mar”

22h
Show musical: Conselheiro Infinito: Azanias Henrique e Banda

Realização: IPHANAQ e Secretaria da Cultura e Turismo
Apoio: Sesc-Ler, Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário