domingo, 10 de março de 2013

EXPOSIÇÕES, BOAS VINDAS A COMITIVA DE CANUDOS E SHOW CULTURAL FORAM AS ATRAÇÕES NO 2º DIA DO CONSELHEIRO VIVO


Sábado, 09 de março, segundo dia do “Conselheiro Vivo 2013” foi marcado por uma movimentada programação a partir das 19h da casa de Antonio Conselheiro, local onde se concentra a maioria da programação do evento.
A primeira atividade da noite foi uma apresentação musical preparada por Elistênio Alves e João Paulo Barbosa, integrantes da Ong. Iphanaq, para recepcionar a comitiva de Canudos-BA, que vieram participar pela primeira vez do Conselheiro Vivo, desde que o evento foi retomado nesta segunda fase pelo Iphanaq em 2006. A comitiva é composta por um grupo de teatro, coordenado pelo diretor Carlos Carneiro, que fará apresentação em frente à casa de Conselheiro no domingo, além do secretário de turismo de Canudos, Renato Maciel, o poeta José Américo e a historiadora Ester Andrade.
O diretor do grupo de teatro, Carlos Carneiro, destacou na sua fala, que “está em Quixeramobim não foi fácil. Foram mais de 700 km de viagem. Foi cansativo chegar até aqui, mas ao mesmo tempo algo muito significativo está nesta terra que nos deu esse grande líder. E mais emocionante ainda é está na casa onde o Conselheiro nasceu. Sinceramente estou mim sentindo em casa. Acho que Canudos é Quixeramobim e Quixeramobim é Canudos. Isso pra mim tem um simbolismo muito grande. Portanto, temos que realizar esse intercâmbio cultural entre essas cidades irmanadas pelo nosso Conselheiro”.
Após as boas vindas a comitiva de Canudos foi realizada a abertura das exposições “Decálogo do Santo Guerreiro”, do artista plástico Audifax Rios; “Poesia do olhar”, fotografias de Tarcísio Filho; e da videoinstalações “Inscrições Peregrinas – a cena e a escrita”, de Alexandre Veras e Kiko Alves.
É importante ressaltar que antes da abertura das exposições para visitações do público teve uma mesa redonda com Audifax Rios, Kiko Alves e Alexandre Veras, autores das exposições, mediado por Bruno Paulino.
A programação do dia encerrou com um show musical na Ponte Metálica com o grupo: “Canção do Exílio – com Moacir Bedê e Natasha Faria a partir das 22h.
O Conselheiro Vivo 2013 é uma realização da Ong. Iphanaq, Secretaria da Cultura e Turismo e do SESC-Ler de Quixeramobim, com o apoio da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação.

Neto Camorim – Historiador e Integrante da Ong. iphanaq
netocamorim@gmail.com






Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário