segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Em Canafístula Velha: Cineclube Iphanaq encerra exibições de 2014

No último dia 18 de dezembro, encerrando as exibições de cinema em 2014, o Cineclube Iphanaq foi à comunidade de Canafístula Velha, às margens do Rio Pirabibu. Essa localidade era a antiga fazenda de Marica Lessa, ficcionalizada como Dona Guidinha do Poço, no romance de Oliveira Paiva.

Nesta segunda vez que o cineclube esteve na comunidade, foi exibido, após a novena do padroeiro - Jesus, Maria e José - os curtas “Calango Lengo”, “Forró” e “O Boi de reisado do mestre Piauí”. Os dois últimos produções dos alunos do Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo”, turma de 2010, resultados das oficinas de audiovisual com o artista Alexandre Veras, em parceria com o Projeto “Interações Estéticas”, da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Caminhando - Para a professora Jaqueline Teixeira, moradora da comunidade vizinha de Riacho da Cruz, trabalhar com cinema documentário “é fundamental para preservar a memória e a cultura das comunidades e de suas manifestações, pois no mundo em que vivemos pouca atenção de dar a esse tipo de atividade”. Na opinião dela, “é preciso o poder público incentivar e apoiar iniciativas como essas do Iphanaq, de oportunizar o acesso ao cinema nacional e gratuito”. A professora demonstrou-se otimista para novas apresentações: “Esperamos que o cineclube volte outras vezes em nossa comunidade”.

Ao final das exibições, o Coordenador do Cineclube, Neto Camorim, agradeceu a atenção e participação de todos nessa ação cultural da ONG Iphanaq, que já percorreu diversas comunidades durante os quase seis anos de atividade.

O projeto cineclube é uma realização da ONG Iphanaq, que todo mês viaja pelo sertão de Quixeramobim, exibindo cinema nacional e gratuito. Tem o apoio cultural do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação.

Texto: Neto Camorim- Coordenador do Cineclube Iphanaq
Revisão: Danilo Patrício
Fotos: Edmílson Nascimento
Edição e postagem: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário