terça-feira, 22 de março de 2011

IPHANAQ REALIZA FILMAGEM DA ROMARIA DE SÃO JOSÉ EM VÁRZEA DA PEDRA

No dia 19 de março, a Ong. Iphanaq realizou a filmagem da romaria de São José na comunidade de Várzea da Pedra, distrito de Manituba, distante 35 Km da sede do município. Segundo moradores e freqüentadores da romaria que vem das localidades vizinhas, ela existe há mais de 50 anos. Portanto, já tem consolidada uma memória histórica e religiosa muito significativa para todos os devotos de São José de toda região.
A idéia de registrar em vídeo essa romaria surgiu nas oficinas de audiovisual da primeira turma do ponto de Cultura Patrimônio Vivo em fevereiro de 2010.
Nesse primeiro momento o idealizador do projeto e Coordenador do ponto de cultura, Neto Camorim e Weynes Matos realizaram a filmagem da romaria, seguindo todo o percurso percorrido pelos fiéis, acompanhando a via sacra e a missa que é realizado todo ano na capelinha que fica no topo do monte.
Em um segundo momento o Iphanaq retornará a comunidade e região para fazer entrevistas com personagens que conhecem a história dessa romaria em devoção a São José, e que participam todo ano, seguindo muitos ali presentes, uma tradição familiar.
O objetivo desses registros é para posteriormente produzir um documentário sobre essa importante manifestação da religiosidade popular do sertão de Quixeramobim.




Postagem e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário