terça-feira, 22 de março de 2011

Ponto de Cultura realiza oficina de Inclusão Digital enfocando Comunicação em Rádio


Foi realizado nos dias 19 e 20 de março, no Liceu de Quixeramobim, a primeira Oficina do Módulo Inclusão Digital, do segundo ano de atividades do ponto de cultura Patrimônio Vivo, tendo como enfoque a comunicação voltada para o rádio.
A oficina foi ministrada pela jornalista Katharinne Magalhães, que no sábado pela manhã trabalhou com os alunos mais no campo teórico, como fazer um programa de rádio (texto de Rafael Garcia), onde discutiu os tipos de linguagens, gêneros e a informação de rádio, bem como se define e produz a notícia e elabora modelo de pauta. À tarde os alunos foram para o laboratório de informática, para colocarem na prática o que tinham estudado pela manhã, onde passaram a produzir notícias a partir de modelos de reportagens de jornais e sites.
Nesse momento os alunos obtiveram informações de como se produz uma notícia. A reportagem, que para o rádio precisa ser ágil e instantânea, bem como a redação de notícias escrita, o formato, com citação de voz, com entrevista, etc. Além de receberem dicas de redação, pontuação, edição de matérias e orientações para realizarem uma boa entrevista. Inclusive sendo feitas as gravações das notícias produzidas pelos alunos usando o programa Audacity, acompanhado passo a passo pela oficineira, sempre dando dicas de como realizar um trabalho de qualidade.
No domingo foram apresentadas as gravações das notícias feitas pelos alunos no sábado, e em seguida, foi realizada uma produção coletiva e gravação da notícia sobre o 3º Papo Cultural, outra ação da Ong. Iphanaq.
Segundo os alunos, foi uma oficina muito proveitosa porque tiveram a oportunidade de exercitarem tudo que teoricamente foi discutido, possibilitando assim, um maior conhecimento de como usar as ferramentas das novas tecnologias para a produção de uma comunicação de qualidade das ações do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.
O ponto de cultura Patrimônio Vivo e realizado pela Ong. Iphanaq com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação, do Liceu de Quixeramobim e SEBRAE
Maiores informações acesse o site: www.patrimoniovivo.com.br ou ligue (88) 9220-0056/9998-7434.
 Postagem e fotos- Elistênio Alves
Texto- Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário