domingo, 27 de março de 2011

Ponto de Cultura sugere roteiro histórico em Quixeramobim

Alunos do Ponto de Cultura sugerem um roteiro cultural como resultado da oficina de Educação Patrimonial, realizada em fevereiro de 2011. A ideia é fazer uma visita pelos principais pontos históricos de Quixeramobim. Localizado no centro geográfico do Ceará, é o município mais antigo do Sertão central.

Casa de Antônio Conselheiro


Antônio Mendes Maciel, o idealista de Canudos, nasceu em Quixeramobim em 1830, na mesma casa onde também nasceu o arquiteto e letrista Fausto Nilo. Seu pai, Vicente Mendes Maciel, era por ele ajudado em sua mercearia. Tinha comércio em casa, como também o tinha o pai de Fausto Nilo.

Casa de Câmara e Cadeia


Construída em 1855. Ícone tombado pelo Patrimônio Histórico da União. É a sede do Poder Legislativo Municipal

Igreja Matriz


Tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antônio Dias Ferreira. A arquitetura do templo, sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, a última das quais realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), sendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, com fachada neoclássica. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.

Ponte Metálica


A maior ponte ferroviária do Nordeste foi moldada nos fornos da indústria metalúrgica da Bélgica para, desmontada e em navio, chegar ao Brasil no último quartel do século XIX. Em 1899 foi montada sobre os pilares de pedra fincados no leito do rio Quixeramobim. A Estrada de Ferro de Baturité, com o prolongamento previsto, não deitaria seus trilhos bitolados por Quixeramobim. Hoje, os trilhos mudaram o curso, restando a ponte para o povo.

Antiga Estação


Por anos a fio, foi ponto de chegada e de partida de gerações várias. Construída em 1894, teve grande importância no desenvolvimento econômico do município. Hoje, em suas dependências, funciona a Secretaria de Cultura e Turismo.

Igreja do Rosário


Uma das Igrejas que gozam de significativa tradição é a de Nossa Senhora do Rosário, não só pela sua importância como templo, mas também por ser um monumento histórico, frequentada pelos escravos. Na época de sua construção, este santuário ficava fora da Vila de Campo Maior de Quixeramobim. Devido ao crescimento da cidade, agora ela está no perímetro central deste distrito sede. O início da construção do templo data de 1783 e, em 1801, realizavam-se ali ofícios religiosos, embora não tivesse de todo concluído. Essa Igreja teve concluída sua parte principal em 1823.

Barragem


Concluída na seca de 1958, toda em concreto, se erige na região como um dos marcos desenvolvimentista do Governo Juscelino Kubitscheck. Tem nome oficial de Açude Engenheiro José Cândido de Castro de Paula Pessoa. Suas 15 comportas, que lhe dão vazão no período invernoso. No verão, abrem-se suas duas passagens tubulares que permitem, à jusante, o surgimento da vida vegetal em projetos irrigados nos perímetros dos rios Quixeramobim e Banabuiú.

Fonte: http://www.sistemamaior.com.br/quixeramobim/turismo.php
Texto: Lívia Vanessa, Camila Helen, Geovana Maria e Sandra Feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário