domingo, 27 de março de 2011

Iphanaq realiza oficina de Inclusão Digital


A ONG Iphanaq e o Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo” realizaram neste fim de semana, 26 e 27 de março, a segunda oficina do módulo de Inclusão Digital, voltada para a área de comunicação na internet, com a jornalista Mônica Mourão. Esse módulo também contou com um curso de rádio no fim-de-semana anterior.

Durante a oficina, os alunos assistiram um vídeo produzido pelo Coletivo Intervozes, que falava sobre as poucas empresas que dominam de fato os meios de comunicação de massa do Brasil. Logo após, a professora mostrou em slide algumas dicas de como é a estrutura de um texto para jornal impresso e de texto da internet, além de mostrar alguns sites de relacionamentos como Twitter, Facebook e Myspace que hoje são ferramentas indispensáveis.

Na prática, os alunos exercitaram o conteúdo identificando as características de uma notícia de jornal e as comparando com as características de uma notícia de internet, transformando esses textos para o mundo virtual. Na manhã de domingo, a turma elaborou posts sobre diversas ações desenvolvidas pelo projeto, tais como Cineclube, Roteiro Cultural e Papo Cultural.

Para a turma, a oficina foi proveitosa. “Bem, eu achei interessante porque era uma coisa que eu não conhecia, e pretendo repassar o que aprendi para outras pessoas”, disse Fabiene de Oliveira, aluna do Ponto de Cultura.
Já a professora Mônica Mourão acredita que “é importante para qualquer Ponto de Cultura utilizar também a ferramenta de internet, até pra dar vasão às produções dos outros módulos, porque é uma maneira de dar um retorno para as pessoas sobre o que o Ponto de Cultura faz”.

Essa é a segunda turma do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. A primeira concluiu a formação em junho de 2010. O projeto é realizado pela ONG Iphanaq com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação, do Liceu de Quixeramobim e do Sebrae.

Para maiores informações, acesse o site: www.patrimoniovivo.com.br ou ligue
(88) 9220-0056/9998-7434 (Neto Camorim).


Texto- Elistênio Alves, Carlos Henrique e Anderson
Fotos- Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário