domingo, 27 de março de 2011

ONG Iphanaq promove promove todo mês Papo Cultural

Próximo encontro do projeto Papo Cultural, da ONG Iphanaq, acontece no dia 29 de abril com o vaqueiro e aboiador Luís Monteiro. O Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e sua arte para a difusão do patrimônio histórico de nosso município.
“Ele procura valorizar todos os saberes. Nesse projeto, uma vez por mês é convidada uma pessoa a apresentar o seu trabalho. Uma turma escolar também é chamada para participar do evento”, explicou o professor e historiador Neto Camorim, também da ONG Iphanaq.
Esse projeto já era idealizado há dois anos, até que o estudante de Letras pela Uece e membro da ONG, Bruno Paulino, se propôs a assumir a coordenação. A atividade teve início no dia 22 de janeiro de 2011, às sete horas da noite, na Casa de Antônio Conselheiro.
O primeiro convidado do Papo Cultural foi o historiador, professor da rede municipal e estadual de ensino e atual presidente da ONG Iphanaq, Aílton Brasil, que apresentou pesquisa realizada durante a sua graduação (Uece-Feclesc), Santuários e Oratórios Domésticos: sinais de resistência da religiosidade popular.
O segundo encontro do papo cultural teve a convidada Carminha André, secretária da paróquia de Santo Antônio durante 46 anos.
A terceira edição do projeto, contou com o historiador Carlos Roberto Leite Costa. Na oportunidade, apresentou sua monografia de graduação:“O Espaço Sagrado: Igrejas e Capelas construídas nos séculos XVIII e XIX no município de Quixeramobim.
Toda a comunidade é convidada a participar.

Texto: Ariane Freitas, Fabiene Oliveira e Lindemberghs d'Franco
Foto: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário