terça-feira, 12 de abril de 2011

GESTÃO CULTURAL INICIA COM OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS



Foi iniciado nos dias 09 e 10 de abril, no Liceu de Quixeramobim, as oficinas do módulo de Gestão Cultural do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. Essa primeira oficina foi voltada para a elaboração de projetos culturais, e ministrada pelo Jornalista Aécio Santiago, produtor cultural da Letra Viva Cultura Inteligente.
Durante todo o sábado, os alunos tiveram a oportunidade de estudarem passo a passo de como elaborarem projetos, uma das grandes dificuldades de quem milita na área cultural. Segundo Aécio, “idéias as pessoas têm muitas, mas às vezes não colocam no papel”. Além de romper com o desafio de escrever é preciso aperfeiçoar a leitura e pesquisar sobre as experiências bem sucedidas para desenvolver um bom projeto cultural. Só assim será possível conquistar resultados.
Com esse intuito, no domingo os alunos tiveram a oportunidade de exercitarem na prática as discussões teóricas realizadas no dia anterior. Divididos em grupos eles passaram a escrever três propostas de projetos. Produção de cartão postal dos pontos turísticos de Quixeramobim, Curso de preparação de guias para realização de roteiros culturais e da peça teatral sobre “Dona Guidinha do Poço”, baseado no livro de Oliveira Paiva, para se apresentada na sede, nos distritos e municípios vizinhos.
Segundo Elistênio Alves, a importância dessa oficina de elaboração de projetos, “é que diferente das outras que participou, foi possível colocar em prática as idéias e romper com as dificuldades de escrever o projeto, o maior desafio que geralmente enfrentamos”.
No próximo fim de semana dias 16 e 17 de abril as oficinas de Gestão Cultural e elaboração de projetos terão continuidade. Os alunos concluirão os projetos que começaram e escrever e o oficineiro Aécio Santiago retorna para desta vez trabalhar a política de editais.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da Ong. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Tem o apoio do Liceu de Quixeramobim, Sistema Maior de Comunicação e do SEBRAE.

 
                                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário