sábado, 30 de abril de 2011

PAPO CULTURAL RECEBE O VAQUEIRO LUIZ MONTEIRO


Na noite da última quinta-feira, 28 de abril, a ONG Iphanaq realizou o 4º Papo Cultural, na Casa de Antônio Conselheiro. O convidado desta vez foi o vaqueiro, repentista e aboiador, Sr. Luíz Monteiro, que dedicou à maior parte de sua vida a cultura do gado no sertão de Quixeramobim, desde quando chegou por aqui em 1958, vindo da serra da Aratuba, região do maciço de Baturité.
O presidente da ONG, Ailton Brasil, desta vez, foi o interlocutor do Papo. Aílton indagou seu Luiz Monteiro sobre sua vida (83 anos), como conheceu sua esposa, a história de seus 12 filhos, como surgiu sua profissão de vaqueiro, suas idas a outras cidades para fazer apresentações como vaqueiro e aboiador na antiga Rádio Assunção em Fortaleza, e sua participação no programa de Sílvio Santos em 1970. Que segundo seu Luiz Monteiro, O Silvio Santos, não sabia nem o que era um aboio, e ele teve que explicar e no final de sua apresentação, foi muito aplaudido pela platéia.
Participaram ainda do Papo Cultural, alunos do Liceu Alfredo Almeida Machado e populares que gostam e valorizam a cultura do vaqueiro, além de outro convidado especial, o repentista Damião Monteiro, filho do Sr. Luis Monteiro, que junto de sua inseparável viola, cantou para os presentes suas composições; sendo uma delas dedicada ao seu pai, a canção “Vaqueiro Desprezado”.
Após a apresentação de Damião e sua viola, o presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, entregou ao Sr. Luiz Monteiro uma menção honrosa ao convidado pela sua contribuição a cultura e história do município.
O Papo Cultural é uma atividade realizada uma vez por mês na Casa de Antônio Conselheiro, com pessoas que apresentam seu trabalho, acadêmico ou não, de uma maneira bem descontraída e informal. O evento é uma realização da ONG Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.

Texto: Elistênio Alves
Fotos: Neto Camorim




Nenhum comentário:

Postar um comentário