segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CATEQUISTA TITIÁ É DESTAQUE NO 7º PAPO CULTURAL



Foi realizado do dia 29 de julho no salão paroquial (devido à pintura na casa de Antonio Conselheiro) o sétimo papo cultural. Desta vez teve como convidada à senhora Maria Francisca do Carmo, mais conhecida como (Titiá), que durante seus 88 anos, 73 deles dedicados a catequese das crianças, jovens e adultos na paróquia de Santo Antonio, tendo inclusive revelado durante a sua apresentação, ter catequizado o seu pai.
Nascida no dia 30 de julho de 1923 na comunidade de Várzea da Rússia, região do Pirabibu em Quixeramobim, foi batizado na Igreja de São José no distrito do Custódio em Quixadá. Até 1950 atuou de catequista na Serrinha de Santa Maria e participou ativamente das celebrações e festejos da Sagrada Família. Jesus, Maria e José na comunidade de Canafístula Velha, também naquela região. A partir dos anos de 1955 veio morar na sede do município de Quixeramobim, na Vila Betânia, onde reside até hoje na Rua Miguel Felipe, desempenhado seu trabalho catequético, que segundo ela é uma missão designada por Deus.
É considerada a catequista com mais tempo em atividade na Paróquia, com 73 anos dedicados a formação cristã.
Foi uma conversa descontraída, bem humorada e cheia de alegria coma senhora Titiá, que com toda sua lucidez durante uma hora de conversa transmitiu seus conhecimentos, empolgando a todos os presentes ao evento naquela noite.   
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e sues saberes diversos  para a difusão e preservação do patrimônio histórico e memória do município. É uma atividade realizada uma vez por mês na Casa de Antônio Conselheiro, com pessoas que apresentam seu trabalho, acadêmico ou não, de uma maneira bem descontraída e informal.
O evento é uma realização da Ong. IPHANAQ e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.




Texto e fotos: Neto Camorim

3 comentários:

  1. Parabéns ao IPHANAQ pelo projeto! Amei!!! Se puder estarei no próximo, é só me convidar!
    Nayara Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. ela foi minha professora catequece adorei minha titiá bj alessandra mesquita

    ResponderExcluir