quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PSICÓLOGAS APRESENTAM ARTIGO SOBRE A INFLUÊNCIA DO FORRÓ NA SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES NO PAPO CULTURAL



As psicólogas Karine Suelanne Silva de Lima, Natália Nobre e Darliana Torres apresentaram no dia 28 de setembro, na casa de Antonio Conselheiro, na 20ª edição do Papo Cultural o artigo: “A influência do forró na formação da identidade e sexualidade dos adolescentes do sertão central”. Publicado na 1ª edição da Revista Expressão Católica da Faculdade Católica Rainha do Sertão- Quixadá-CE, onde as recém graduadas concluíram o curso de psicologia.
Inicialmente Neto Camorim, que estava coordenando o evento, fez uma breve apresentação das convidadas, e logo em seguida cada uma tiveram 15 minutos para falarem sobre a realização da pesquisa que resultou no artigo apresentado.
Segundo as psicólogas a grande maioria dos adolescentes entrevistados não associa a letra das musicas de forró da atualidade, como algo que desvalorize ou descaracterize o seu corpo. Principalmente o sexo feminino, foco maior do trabalho, não faz essa associação. “É como se o que a música apresenta na sua letra fosse algo desconectado de sua vida. A maioria não faz nenhuma reflexão sobre a importância da sexualidade e da identidade. É encarado mais coma uma diversão no grupo. Poucos fazem uma autocrítica da mensagem que as músicas transmitem”. Destacou Karine Suelanne.
Para Darliana Torres e Natália Nobre que fizeram os comentários das entrevistadas realizadas durante a elaboração do artigo, a maioria dos adolescentes tem pouco conhecimento sobre sexualidade. Associam apenas ao ato sexual. Algo lamentável frisou a psicóloga.
Após a exposição do tema, o público presente constituído a maioria de alunos de ensino médio do Liceu de Quixeramobim e alguns professores, fizeram comentários e questionamentos durante o debate sobre a importância desse tema. “Assunto como esse deveria ser discutido nas escolas e nas famílias, pois muito contribuiria na formação dos jovens e adolescentes a receberem formação adequada sobre sexualidade e como a música pode contribuir para se fazer uma reflexão sobre o tema”. Ressaltou a professora Maria do Carmo Enéas (Kaká).
Concluído o debate, Neto Camorim agradeceu as convidadas pela disponibilidade em participar do papo cultural e falou da possibilidade delas ampliarem o estudo do tema e venderem a idéia para as escolas dos municípios do sertão central. Destacou também que seria importante aprofundar a pesquisa que foi feita numa tentativa de um trabalho de mestrado quem sabe. O assunto é pertinente.
Ao final entregou a cada uma das convidadas uma menção honrosa ofertada pela Ong. Iphanaq pela participação na 20ª edição do projeto Papo Cultural.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural de nosso município.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Sara Farias

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. O tema realmente é bastante atual e a discussão ajuda a dimensionar o impacto do forró na sexualidade dos jovens...
    Gostaria de manifestar o meu apoio irrestrito a atitudes tão nobres e que são tão importantes para nortear a vida de nosso povo ...
    Os meus cumprimentos a todos do Iphanaq ...!!

    ResponderExcluir