terça-feira, 24 de setembro de 2013

IPHANAQ REALIZA VISITA A FAZENDA “NÃO ME DEIXES” E MEMORIAL RAQUEL DE QUEIROZ COM O GRUPO DE LEITURA “SERTÕES E MEMÓRIAS”.


A Ong. Iphanaq e o Grupo de Leitura “Sertões e Memórias” realizaram no dia 21 de setembro uma visita ao Memorial Raquel de Queiroz- Chalé da Pedra e a fazenda “Não me Deixes”, distrito de Daniel de Queiroz em Quixadá. Neste local fica a casa de escritora, no qual morou por muito tempo, e mesmo depois que foi embora, freqüentava periodicamente. Segundo moradores ela esteve pela última vez em 2003, no mesmo ano que veio a falecer no Rio de Janeiro. Este lugar era fonte de inspiração para ela escrever.  
O objetivo desta viagem foi proporcionar aos participantes do grupo de leitura que em maio e junho deste ano leram “O Quinze”, conhecer um pouco mais do contexto sociocultural e da vida de Raquel de Queiroz, no seu ambiente familiar no sertão de Quixadá. Terra que passou a adotar como sua, mesmo tendo nascida em Fortaleza, veio morar desde criança.
Para a realização dessa atividade cultural a Ong. Iphanaq teve o apoio da Fundação Cultural de Quixadá que disponibilizou seu funcionário Cleyton com guia.
A visita começou pelo Memorial Raquel de Queiroz, no centro de Quixadá. Local que tem um importante acervo com peças originais e réplicas que tratam da vida e obra de escritora. Em seguida o grupo de leitura se deslocou até a comunidade de Junco, onde fica a antiga estação de trem que Raquel de Queiroz embarcava e desembarcada com destino a Fortaleza ou a sua fazenda “Não me Deixes”.
Foi um momento muito importante essa parada no Junco. Além do simbolismo por ser o local onde a escritora sempre passava também foi falado sobre a importância do trem na economia cearense do final do século XIX e quase todo o século XX no período da produção de algodão. Bem como meio de transporte para as pessoas com destino a capital fugindo das secas. Aqueles que tinham dinheiro para comprar passagem, pois os pobres geralmente não recebiam a “ajuda” dos governos. Situação essa relatada no romance “O Quinze”, no personagem Chico Bento e sua família que seguem a pé com destino a Fortaleza.
Depois a viagem seguiu ao seu destino principal a fazenda “Não me Deixes”. Chegando lá, o grupo de leitura foi recebido pelo jovem Guidinho, que gentilmente levou-os a conhecer a casa e seu mobiliário quase todo original e preservado, quando da época que Raquel de Queiroz morava ou vinha visitar, mesmo quando fixou residência no Rio de Janeiro. Na casa tem um local onde a escritora ficava reservada quando escrevia seus livros, que os levou a ser a primeira mulher a fazer parte da academia Brasileira de Letras.
O ambiente da casa é significativo não só por ter sido residência de Raquel de Queiroz. A mobília da casa, com seus potes, tamboretes, fogão de lenha, moinho, prensa de queijo, cantareira, baús e outros acessórios típicos do sertão até um passado não muito distante. Além da vegetação nativa grande parte preservada. Tudo isso torna o ambiente para o visitante algo mais enriquecedor de culturas e saberes diversos. Para os participantes do grupo de leitura de foram a viagem foi uma experiência muito válida. Destacou professor Willamy Nunes, que também estava participando da viagem.
Segundo o coordenador do grupo de leitura, João Paulo Barbosa é que sejam feitas outras viagens pelo sertão durante as leituras dessas obras. É interesse da coordenação do projeto levar o grupo a conhecer Serrinha de Santa Maria e Fazenda Oiticica, locais onde foi ambientado o romance, “O Sertanejo” de José de Alencar, livro no qual estamos lendo. Portanto, vamos nos organizar para visitar esses lugares que ficam pertinho da cidade, mas nos sertões de Quixeramobim. Ressaltou.
Vale ressaltar também, que o Iphanaq para realizar essa ação cultural teve o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Quixeramobim que disponibilizou o tranporte.

Neto Camorim - Historiador e Integrante da Ong. Iphanaq
netocamorim@gmail.com

















Texto: Neto Camorim
Fotos: Willamy Nunes e Ivyna Driely

Nenhum comentário:

Postar um comentário