segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LUCIANA FERNANDES APRESENTA MONOGRAFIA SOBRE IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NO PAPO CULTURAL


           No dia 27 de setembro, foi realizado na casa de Antonio Conselheiro a 32ª edição do Papo Cultural. Este mês teve como convidada a historiadora Luciana Maria Pimentel Fernandes, que na ocasião apresentou a sua monografia de graduação em história realizada na (UECE/FECLESC- Quixadá), com o título; “Ser irmão estava para além de rezar: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Quixeramobim e Romanização (1854-1923)”.
          Para um público de estudante do ensino fundamental e médio, professores, familiares e convidados, a historiadora expôs em linhas gerais sua pesquisa, que aborda o papel relevante que a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário ocupou em Quixeramobim no contexto da segunda metade do século XIX e início do século XX.
          Sua pesquisa enfatiza a disputa muitas vezes velada, por maior espaço social, político e religioso da irmandade frente à Igreja Católica. Os padres tinham uma vigilância constante para com as ações desenvolvidas pela irmandade para não fugir do controle da igreja. Segundo Luciana, tal preocupação era porque em documentos por ela pesquisados, o patrimônio da irmandade era crescente, chegando a alguns momentos ser compatível aos da igreja de Santo Antonio. Daí a preocupação para com o controle das atividades da mesma.
         Fato curioso abordado na pesquisa é que na medida em que surgiu a Sociedade dos Vicentinos, muitos integrantes da irmandade Nossa Senhora do Rosário se mudaram para este movimento de assistência social. Por que isso veio a acontecer nesse período? A pesquisadora aponta que isso estava relacionado ao crescimento e da credibilidade da irmandade na vila de Quixeramobim, fazendo que a própria igreja católica se sentisse de certa forma ameaçada com os possíveis rumos que a irmandade viesse a tomar. Portanto sendo necessário acompanhar todos os seus passos. É uma pesquisa importante para uma melhor análise sobre o papel que a irmandade Nossa Senhora do Rosário ocupou na história de Quixeramobim.
         Após a apresentação houve debate e em seguida o presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil agraciou a convidada com uma menção honrosa.









Texto: Neto Camorim Fotos: Ailton Brasil e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário