quarta-feira, 11 de março de 2015

Programação: Confira as atividades que marcam a edição 2015 do Conselheiro Vivo

Foto: Blog Quixeramobim Agora
Uma caminhada pelas ruas da cidade, o início de debates na FM Canudos e da 2a. Feira do Belo Monte, na Casa Conselheiro. Essas são as atividades que compõem o primeiro dia de programação do Conselheiro Vivo, que chega à 11a. edição ininterrupta.

De concepção conduzida pela ONG Iphanaq, a Programação é realizada pelo Sesc Ler, Câmara e Prefeitura de Quixeramobim, além do importante apoio do Sistema Maior de Comunicação, principalmente da FM Canudos, que dá prosseguimento à já tradicional série de debates “Conselheiro hoje”, que vai ao ar na emissora (106,7 khz), de terça à sexta, sempre de 13h ás 14h, com a mediação do professor Neto Camorim.
Oficialmente, o Conselheiro Vivo 2015 será aberto às 19h, na Casa Antônio Conselheiro, Centro de Quixeramobim, quando os organizadores apresentam a Programação e os principais objetivos a se concretizarem através das ações realizadas na semana, visando conquistas duradouras após o evento, como a criação de espaço voltado para pesquisas e realizações artísticas.

Segue abaixo a Programação de 2015:

Terça, 10 de março
7 h – Caminhada pelas ruas do Centro da cidade, Centro do Ceará: com Escolas (Sec. Municipal de Educação e MST), Grupos Culturais, Artistas, Pontos de Cultura e participantes em geral.

Conselheiro no Rádio: 12h – Rádio Campo Maior AM 840 (Informações e Entrevistas)/ 13h – Canudos FM 106,7 (Debate com convidados da Programação).

19 h – Abertura com entidades realizadoras: Apresentação do Conselheiro Vivo por parte da Comissão de Organização. Coordenador Geral, Aílton Brasil, e autoridades locais e do Estado.

20h30 – 2ª Feira do Belo Monte, com barracas de produtores da Agricultura Familiar e Música com sanfoneiros.


Quarta, 11 de março
Produção literária em todas as escolas municipais explorando a temática Memórias de Antonio Conselheiro, com João Pedro do Juazeiro e Arievaldo Viana

6h30 – Feira com Vinil – Galpão da Feira da Agricultura Familiar (Quadra do Mercadinho, Centro de Quixeramobim). DJs Antônio Carlos e João Paulo Barbosa fazem música e trocam LP’s se inserindo na Feira, que acontece semanalmente no local há 13 anos. As famílias de agricultores comercializam uma diversidade orgânica que produzem nas respectivas comunidades, nos sertões de Quixeramobim.

10 h – Sessão Solene da Câmara Municipal: Entrega da Comenda Antônio Conselheiro.

12 h/13h – Conselheiro no Rádio

16h – Fim de tarde com Banda de Lata Criança Feliz (Local: Sesc Ler)

19h (Local Casa Antônio Conselheiro)- Projetos artísticos (2014/15) no campo Audiovisual (Alexandre Veras e alunos).

Lançamento com apresentação gratuita do Vídeo “O trem, a bola e o rádio”, de Elistênio Alves e equipe, a partir da trajetória do cronista esportivo Viana Filho.

Lançamento de Livros e produtos artísticos. “Antonio Conselheiro”, de João Bosco Fernandes; “Com Antônio no Tempo” (Oficina Cultural), de João Pedro de Juazeiro, e “Artes do Poeta”, com José Américo (Canudos-Bahia).

21h – Show com Azanias e Banda

12 de março, quinta
7h – Saberes com Antônio – Percurso para a localidade de Tigre – lugar por onde passou Antônio Maciel, como professor, entre a partida de Quixeramobim e a chegada a Canudos.

9 h – Recepção da comunidade aos visitantes, com saudação e apresentações – Teatro e Música (Grupos Culturais: Quixeramobim e Bahia)

10 h – Bate-Papo Cultural – Luzes, desejos, ações: Conselheiro e os muitos sertões – Ariovaldo Viana e Aílton Brasil: Cineclube Iphanaq) – Instituto Antônio Conselheiro (IAC) – Experiências dos Quintais Produtivos –  Mediação de Bruno Paulino.

12h – retorno à cidade. Conselheiro no Rádio (Campo Maior AM 840)/ 13h – FM Canudos: Debate com convidados

20h – Bazar das Letras SESC com Geraldo Amâncio, Show Musical e Lançamento do Livro “A História de Antonio Conselheiro”.

 Sexta, 13 de março, feriado municipal em alusão ao nascimento de Antônio Maciel
7h às 11 h – Entrega de prêmios aos alunos vencedores de concursos tematizando Antônio Conselheiro e Canudos – Culminância dos trabalhos

Cada Pólo Educacional prepara uma apresentação

Conselheiro no Rádio: 12h – Rádio Campo Maior AM 840/ 13h – FM Canudos: Casa Antônio Conselheiro e o Centro de Memórias e Artes do Belo Monte.

18h (Local Casa Antônio Conselheiro) – Apresentação e entrega de Documentos para o Centro de Memória e Artes do Belo Monte – Mesa Redonda com debate aberto ao público – Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins (UFF) e o Artista Visual Alexandre Veras.

Mediação: Historiador e Professor Neto Camorim (ONG Iphanaq)

20h – Teatro de Canudos

Mais informações:
www.patrimoniovivo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário