sábado, 5 de novembro de 2011

IPHANAQ PARTICIPA DA FESTA DA UMBANDA NO TERREIRO DO ZEZINHO


Ao batuque dos tambores, bebidas, comidas, perfumes, fogos e velas coloridas, a Ong. IPHANAQ esteve com seus integrantes, Neto Camorim, Ailton Brasil e esposa, Elistênio Alves, Adriano Simão e Edmilson Nascimento, no dia 01 de novembro, participando da festa da Umbanda no terreiro do Zezinho, no Bairro Vila Betânia.
A festa se caracteriza pelo encontro de vários umbandistas que mantém seus terreiros em Quixeramobim, e se reúnem nesta data com seus convidados para fazerem oferendas as suas divindades e entidades. É um momento de confraternização, alegria e celebração aos deuses africanos e a todos os seus orixás. Cada umbandista ali presente se ornamenta solenemente para essa ocasião, pedindo bênção e proteção para todos.
Foi interessante observar que muitos convidados ficam muito curiosos e ao mesmo tempo assustados diante do que acontece na festa. Principalmente, nas danças, abraços e incorporações que chegam a acontecer. Mas sempre os pais de santo ficam invocando a proteção a todos os presentes. O anfitrião da festa, Zezinho, fica constantemente dizendo: “quem trouxe alguma maldade ou coisa ruim, que leve de volta, pois aqui o que desejamos a todos os filhos de Ogum, é paz, felicidade e proteção”. Oxalá a todos!




Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário