sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PONTO DE CULTURA REALIZA VISITA AO PATRIMÔNIO RURAL NA OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


Nos dias 29 e 30 de outubro no realizado no Liceu de Quixeramobim, a terceira oficina de Educação Patrimonial do ponto de cultura patrimônio vivo.
Como proposta metodológica apresentada deste a segunda oficina pelo professor Clewton Nascimento, que iria conduzir a terceira, mas por motivo de força maior não pôde comparecer, seria realizada uma visita ao patrimônio histórico e cultural da zona rural do município de pau de arara. Algo que agora veio se concretizar com essa viagem a região do Parabibu.
Na ausência do professor, quem ministrou a oficina foi o historiador Neto Camorim, que realizou na manhã de sábado, 29, com um grupo de 20 alunos do ponto de cultura e convidados, um roteiro cultural previamente agendado com as comunidades, iniciando pela Igreja da Canafístula Velha. A mais antiga capela da zona rural de Quixeramobim, que fica localizada nas terras que século XIX pertencera a Marica Lessa, a “Guidinha do Poço”, do romance de Oliveira Paiva.
Marica Lessa era esposa do Cel. Abreu no qual foi acusado de ter mando assassiná-lo, sendo condenada a 20 anos de prisão em 1856. Episódio que até hoje paira dúvidas se de fato ela foi mesmo culpada pela morte do marido. Era uma mulher rica e poderosa, influência que herdara de seu pai o Capitão-mor José dos Santos Lessa, um dos mais influentes fazendeiros da época nos sertões de Quixeramobim.
Também foram visitadas nas fazendas Cipó e Olho D,água, para conhecerem casas de quatro quedas de água. Geralmente eram de taipa, sendo depois rebocadas com cal e areia, mas mantendo sua arquitetura do passado. Hoje existem poucas no sertão.
Além das casas de fazenda e de taipa, os alunos tiveram a oportunidade de objetos e acessórios ainda de muita utilidade no cotidiano dos sertanejos. Muitos não conheciam pote, tamborete, cangalha, esteira, ancoreta, cambito, carroça, prensa de fazer queijo, moinho de milho, Cantareira, panela de barro, quartinha, paiol, puleiro de galinha,chiqueiro, cultivador, etc. Utensílios que fazem parte de nossa história e memória do sertão. “Como muitos não a conhecem, portanto, não valorizam como sendo algo importante do nosso patrimônio histórico e cultural”. Disse Lílian Alves, aluna do ponto de cultura durante a visita.
Segundo Neto Camorim,”o objetivo dessa visita, primeiro oportunizar os alunos a conhecerem as belezas do sertão, suas histórias seus encantos. Em seguida, esperamos que despertem para a importância da preservação de nosso patrimônio histórico, seja na cidade ou na zona rural. Além disso, acredito que a formação recebida nas oficinas de educação patrimonial, como nas demais, possam contribuir para cobrem dos poderes públicos medidas de apoio a uma política de tombamento a nível municipal para a preservação do patrimônio e da memória histórica, incluindo a zona rural e seus bens culturais”.
Ainda como parte da visita na região do Pirabibu, foi realizada uma parada para a merenda na comunidade de Jurema no comércio do Sr. Acrízio. Lá os alunos e convidados partilharam, bolos, suco, café, e um delicioso farofão de feijão tropeiro e seus mais diversos ingredientes, torresmo, carne, lingüiça, etc, ofertado pela Ana Paula Câmara, esposa do presidente do Iphanaq, Ailton Brasil. Valorizando assim, a nossa culinária sertaneja, que também é cultura.
Ao retornar, a oficina teve seqüência na parte da tarde no Liceu, com a apresentação dos slades preparados pelos alunos em grupos, de uma proposta de ação na perspectiva de valorização do patrimônio histórico e turístico de Quixeramobim. Vale ressaltar, que para preparar essa apresentação os alunos fizeram visitas aos locais, pesquisas e roteiros culturais guiados pela cidade.
No domingo, Neto Camorim, propôs aos alunos um estudo de grupo com um texto que refletia a importância da educação patrimonial na construção da cidadania, de Ricardo Oriá Fernandes, sendo em seguida apresentados pelos grupos e comentado pelo oficineiro. Para concluir, foram apresentadas em data show as fotos Da viagem ao Pirabibu, sendo comentadas pelos alunos e professor.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação, SEBRAE, Liceu Alfredo A. Machado e esta oficina contou com o apoio da Câmara Municipal de Quixeramobim.

Baixe na íntegra os slides da apresentação dos roteiros culturais CLIQUE AQUI.

Informações: www.patrimoniovivo.com.br (88) 9220-0056/ 9998-7434














Texto: Neto Camorim
Fotos:Alunos do ponto de cultura

Um comentário:

  1. Realmente, fiquei muito triste por não ter participado desta visita,já há algum tempo programada por mim e pelos companheiros do IPHANAQ. Espero que tenha oportunidade, o mais rápido possível, de percorrer esses espaços rurais sertanejos que tento me encantam e que contam muita coisa sobre a nossa identidade.

    Abraços a todos,
    Clewton

    ResponderExcluir