terça-feira, 22 de novembro de 2011

IPHANAQ REALIZA OFICINA DE XILOCORDEL


A Ong. Iphanaq realizou de 18 a 20 de novembro no Liceu de Quixeramobim, em parceria com o Xilógrafo João Pedro do Juazeiro, oficina de xilocordel. Ação integrante do projeto contemplado no Prêmio mais cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré.
A oficina teve início na sexta feira, dia 18, com um recital de poesia do professor João Paulo Barbosa e o seminário: Da Literatura de Cordel à Contemporaneidade, proferido pelo professor e cordelista Émerson Cardoso de Juazeiro do Norte, que na oportunidade fez lançamento de um cordel “a beata Luíza vai a guerra”de sua autoria.
Durante a tarde de sexta, todo sábado e domingo pela manhã, um grupo de 18 pessoas, a maioria estudantes e professores desenvolveram suas habilidades na arte da xilogravura para ilustração de cordéis com a temática Patativa do Assaré, como propõe o projeto.
Para a maioria dos participantes da oficina, trabalhar com xilogravura foi algo inédito. Mesmo assim, muitos ficaram surpresos com suas produções em tão pouco tempo. Segundo João Pedro, idealizador e instrutor da oficina, “a produção feita pelos os alunos é digna de elogios, pois em apenas 20horas/aulas foram capazes de desenvolver a técnica da xilogravura. O que não é fácil, mas o grupo conseguiu. Portanto saio de Quixeramobim muito satisfeito”. Concluiu o xilógrafo.
É importante ressaltar que em janeiro de 2012, João Pedro retornará a Quixeramobim, para o lançamento dos cordéis que serão ilustrados a partir do trabalho realizado pelos alunos na oficina, com seus respectivos créditos.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Geovana Pinheiro, Neto Camorim e Ailton Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário