sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IPHANAQ PRESTIGIA A VISITA DE ARIANO SUASSUNA EM QUIXERAMOBIM


A ONG. IPHANAQ, através de seus integrantes Edmilson Nascimento e Neto Camorim estiveram no dia 31 de outubro prestigiando a visita de Ariano Suassuna em Quixeramobim, ficando por aqui até dia 02 de novembro. Veio à terra de Antonio Conselheiro, filmar um documentário da o SESC, “Ariano conta o Nordeste”. São histórias contadas pelo Ariano em cidades e locais de nossa região escolhidos por ele, com produção dirigida pelo cineasta Rosemberg Cariry.
Na segunda, 31, Edmilson Nascimento acompanhou as filmagens na casa onde nasceu Antonio Conselheiro. Visivelmente emocionado Ariano foi às lágrimas ao narrar às sangrentas expedições da Guerra de Canudos, que causaram o massacre de milhares de sertanejos no sertão baiano no final do século XIX. As gravações na casa tiveram de ser interrompidas. Disse, Edmilson Nascimento.
No final da tarde, Neto Camorim acompanhou as filmagens na Igreja Matriz de Santo Antonio, fizeram imagens externas e internas da matriz, onde gravaram o depoimento de Ariano. Quando foi concluída a filmagem, Neto Camorim conservou brevemente com Ariano Suassuna e Rosemberg Cariry, que fez elogios ao trabalho realizado pela Ong. Iphanaq, voltado para a formação, registro e valorização das manifestações culturais de Quixeramobim.
Na terça, dia 01 de novembro a equipe de produção se deslocou para a fazenda Magé em Quixadá, levando na equipe o rabequeiro Luiz Pereira, onde teve a oportunidade de mostrar seu trabalho para Ariano e toda a equipe de produção.
No dia 02, pela manhã o presidente do Iphanaq, Ailton Brasil presenteou Ariano e Rosemberg Cariry, com o CD, do rabequeiro Luiz Pereira, da Série “Memória Musical”, produzido em 2010 pelo o IPHAN-CE e a Ong. Iphanaq.



Texto: Neto Camorim
Fotos: Adriano Simão

Nenhum comentário:

Postar um comentário