segunda-feira, 28 de novembro de 2011

WILLAMY NUNES APRESENTA MONOGRAFIA NO PAPO CULTURAL


No dia 25 de novembro, às 19h, na Casa de Antonio Conselheiro, foi realizado a 11ª edição do Papo Cultural. Desta vez teve como convidado o professor Willamy Nunes, que apresentou a sua monografia de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, “O Problema da comunicabilidade entre os falantes do Português Padrão-supervalorizado e os falantes do Português Popular- vítima de preconceitos”. Trabalho realizado pela Faculdade Kurios (FAK) em 2009.
Inicialmente Willamy fez uma breve apresentação de sua biografia, em seguida passou a apresentar seu trabalho expondo ao público presente, as variações lingüísticas e as dificuldades de falar o português de maneira correta. É muito difícil se falar corretamente diante de tantos dialetos incorporados a nossa língua, bem como, o preconceito que existe entre o português padrão e o português popular, onde o segundo acaba sendo desvalorizado, mesmo sendo falado cotidianamente.
Segundo o professor Willamy, “o importante é se comunicar. Lógico que existem as variações e adequações que devem ser respeitadas. Não usamos em um texto acadêmico, por exemplo, as mesmas variações lingüísticas que usamos no dia a dia. São abordagens diferentes”. Concluiu.
Estavam presentes ao evento, um público constituído de professores, alunos do Liceu, universitários, familiares do convidado e pessoas diversas que vieram prestigiar o professor Willamy. Logo após a apresentação, foi realizado um importante debate.
Willamy Victor Nunes é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino no Liceu de Quixeramobim e do Colégio Senso.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento do nosso município. É realizado pela ONG Iphanaq e o ponto de cultura patrimônio vivo, com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.






Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário