domingo, 23 de dezembro de 2012

CINECLUBE IPHANAQ ENCERRA ATIVIDADES DE 2012 COM EXIBIÇÕES NA COMUNIDADE DE COSMO PAZ


Na última sexta, 21 de dezembro, o Cineclube Iphanaq esteve pela primeira vez, na comunidade de Cosmo Paz, há 47 km da sede do município. Na ocasião, foi exibido naquela comunidade, o curta, Vida Maria e logo após o filme: Abril Despedaçado, de Walter Salles.
O filme apresenta o contexto do nordestino de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro, onde uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio, da família Breves, é mandado pelo pai a vingar a morte do irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir a vontade paterna, Tonho marcará a sua vida, dividindo-a entre os vinte anos que já viveu e os momentos que antecederão a sua morte, ele será perseguido por um membro da família rival, como dita o código de vingança da região. Nesta angústia e ajudado pelo seu irmão mais novo, Pacu, Tonho decide pôr em prática a tradição e a lógica violenta das disputas territoriais entre famílias. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.
Segundo Simone Reis, moradora da comunidade, os filmes apresentados caracterizou-se num momento de lazer e conhecimento, pela oportunidade dada as pessoas de conversarem sobre o filme exibido, possibilitando uma melhor compreensão da sua realidade. Destacou.
Para o coordenador do Cineclube, Neto Camorim, está em Cosmo Paz é a certeza de que esse projeto é viável, independente da distância ou quantidade de público. O que nos interessa é deixar uma mensagem através do cinema, para que as pessoas reflitam seu mundo e possam transformá-lo diante de suas possibilidades. Ressaltou na sua fala durante o debate.
Com essas exibições na comunidade de Cosmo Paz, o Cineclube Iphanaq encerrou suas atividades em 2012.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Francisco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário