sábado, 8 de dezembro de 2012

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO EM POÇO DA SERRA DURANTE A FESTA DA PADROEIRA


          O Cineclube Iphanaq esteve neste dia 07 de dezembro, na comunidade de Poço da Serra, distrito de Uruquê, 30 km da sede do município, realizando exibição de cinema durante os festejos da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
          Foi a primeira vez que o cineclube esteve na comunidade, e na oportunidade apresentou dois documentários: “Profetas da chuva e esperança” e “Boi de Reisado do Mestre Piauí”. O primeiro é uma produção de Márcia Paraíso, que em 2007 realizou filmagens em Quixadá, que todo ano no mês de janeiro realiza o encontro dos profetas da chuva. São relatos de agricultores que fazem suas observações da natureza para realizaram suas experiências de chuvas no sertão.
          O segundo documentário apresentado na noite, Boi de Reisado de Quixeramobim, é uma produção dos alunos do ponto de cultura patrimônio vivo, em 2009/2010 em parceria com o projeto Interações Estéticas da FUNARTES, coordenado por Alexandre Veras. É um registro em vídeo do trabalho do mestre da cultura, Piauí, que há mais de 60 anos realizada a cultura do boi de reisado no município, e que preserva essa importante manifestação da cultura popular, mesmo diante de tantas adversidades, e sem apoio institucional público.
          Após a exibição dos documentários, aconteceram debates das questões apresentadas nos filmes, onde algumas pessoas da comunidade realizaram suas intervenções.
          O projeto cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente viajam para as comunidades rurais do município, exibindo cinema nacional gratuito. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.









Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário