quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

IPHANAQ REALIZA ASSEMBLÉIA GERAL E PLANEJAMENTO DE SUAS ATIVIDADES PARA 2013



Foi realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, no Assentamento Recreio, a Assembléia Geral Ordinária de avaliação do trabalho da Ong. Iphanaq e o planejamento de suas ações para o ano de 2013. Na ocasião estiveram presentes seus integrantes para a realização dessa atividade.
Coordenado por Danilo Patrício a avaliação foi iniciada a partir do posicionamento dos participantes, onde cada um falava durante 03 minutos em relação de qual o meu lugar na ONG e a ONG na minha vida? Em seguida Danilo fez um breve contexto da cultura e das ações políticas desenvolvidas pelo Iphanaq, tendo como direcionamento o indivíduo, grupo, metas e atuação dos projetos em curso, Grupo de Leitura, Cineclube, Papo Cultural, suas dificuldades e potencialidades para serem executados. 
Em outro momento na tarde de sábado foi analisado o tamanho da ONG e os lugares de cada um no grupo com os seguintes questionamentos: Para onde caminhamos? O que pretendemos e como cada um enxerga os outros no grupo, pensando em metas? Onde podemos e queremos chegar? É importante destacar que todas essas questões foram retomadas no domingo dia 02, para a aquilo que Danilo chamou no planejamento de teia do grupo. Lugares, espaços, exposição, diferenciação e possibilidades.
Para concluir os trabalhos no primeiro dia, Weynes Matos e Neto Camorim falaram dos projetos futuros. Informes sobre o Edital das Artes da SECULT, já contemplados aguardando liberação e exposição do Audifax Rios- Decálogo do Santo Guerreiro- para circular nas escolas sede dos distritos- em preparação do Conselheiro Vivo 2013.
Fazendo uma síntese do trabalho de sábado, Danilo Patrício enfatizou que considera muito importante o planejamento que a ONG. “Esse é um momento para conversarmos com sobre o grupo e nossas ações. É preciso dar um melhor direcionamento aquilo que realizamos, e esses espaços são importantes por nos possibilitar estarmos mais próximos. Nosso grupo é diferente por lidar na área da cultura e são poucos os movimentos nessa área. Há problema da interpretação quanto à atividade da ONG e muitas vezes as pessoas procuram para esclarecimento. Nosso grupo tem trajetórias diferentes com qualificações diferentes e isso enriquece muito. Sobre as questões políticas é oportuno para discutir a questão cultural, pois ela está inserida dentro de um contexto, dentro de uma realidade, das leituras dentro dos projetos. A questão é de uma militância pelo espaço público, de acesso aos bens e isso é muito complicado em nosso município”.
No domingo o encontro foi reiniciado com o planejamento, onde a partir das discussões da teia do grupo iniciado no sábado, possibilitou os participantes a terem clareza das ações e intervenções que deverão ser executadas em 2013. 
AÇÕES (Propósitos) – Arquivo Público, Ações Urbanas (Centro e Plano Diretor), Rurais: Preservação e turismo (Serra de Santa Maria e Letreiro); Comunicação (Interna – conferência mensal, lista de e-mails; Externa: site, blog, redes sociais, boletim/informativo)
INTERVENÇÕES NO ANO: Conselheiro Vivo, Festa do Padroeiro (Casa de Conselheiro, Festa
Reimosa, Ponto de Cultura e (outras formas). Todos esses temas foram deliberados e ficou definido que serão tomadas decisões do grupo para a realização dessas atividades. 
Outro aspecto debatido no domingo foi o Ponto de Cultura: informes – início das oficinas, quais oficinas, recursos. O Ponto e a ONG – Potencialidades no Cultura Viva: Encontro Teia Nacional, Articulação das produções em Quixeramobim e visibilidade fora dele, criando produtos articulados com a ONG, a cidade. Envolvimento dos alunos do Ano 03 do Ponto nas atividades do Iphanaq. Fomentar a continuidade a partir de ações de desdobramento. Há interesse em continuidade do Ponto? Caso sim, quem apresentará proposta, Iphanaq ou os alunos? Possíveis parcerias, em projetos e em ações. Entidades, escolas, governos, jovens, outros...  
Em seguida Ailton Brasil, presidente da ONG falou sobre Finanças e outras articulações pontuais (exemplo: Casa de Câmara e Cadeia e ações em parceria: Ministério Público, IPHAN, etc.). 
Para finalizar o encontro, foi realizado um proveitoso debate para analisar o tamanho do Iphanaq: a partir do seguinte questionamento: reduzir campo de ação ou firmar mudanças na organização para uma atuação mais eficaz? Após calorosa discussão, conclui-se que é preciso redimensionar o trabalho para atuar com mais prazer e compromisso. O tamanho que vamos fazer; o alcance que vamos avistar depende pra onde queremos chegar. Finalizou Danilo Patrício.
Em seguida, Ailton Brasil, coordenou a avaliação do encontro e enceramento, agradecendo ao Assentamento Recreio pela acolhida, para a realização da assembléia geral do Iphanaq. 






Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Neto Camorim


Nenhum comentário:

Postar um comentário