domingo, 23 de dezembro de 2012

QUIXERAMOBIM É CONTEMPLADO COM OFICINAS DE XILOCORDEL


              Entre os dias 15 a 21 de dezembro o município de Quixeramobim foi agraciado com a presença de um dos maiores gravadores do Estado do Ceará. João Pedro do Juazeiro, que foi contemplado em edital do Banco do Nordeste e BNDES ministraram três oficinas de Xilocordel em nosso município. Dessa vez as oficinas aconteceram na Comunidade São Joaquim, distrito de Passagem, vila de Belém e na sede do município. Nas comunidades as oficinas aconteceram na escola da comunidade e na sede na casa do Conselheiro.
Em ambas as oficinas um de seus objetivos era ilustrar cordéis onde a temática foi à história de Antonio Conselheiro. Em todas elas participaram professores, estudantes, cordelistas que durante dois dias além de conhecer um pouco mais da história deste grande herói nordestino puderam aprender técnicas de xilogravura e passaram a produzir a partir dos cordéis ilustrações que serão utilizadas quando da impressão.
Alguns cordéis foram produzidos aqui mesmo em Quixeramobim. João Paulo, Francisco José, Terezinha Feijão e Natanael Feijão produziram cordéis que serão publicados com os recursos do projeto. Todos os cordelistas receberão uma porcentagem do seu trabalho quando de sua publicação. Já os participantes receberão um kit de ferramentas para dar continuidade o trabalho de xilogravura em suas comunidades.
 A perspectiva é que o trabalho tenha continuidade, aperfeiçoando ainda mais o trabalho. Pois é este o desejo dos participantes das oficinas
É importante destacar, que todos os trabalhos produzidos serão lançados no evento Conselheiro Vivo 2013, realizado pela ONG. IPHANAQ. 





Texto e Fotos: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário