segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

GRUPO DE LEITURA INICIA ESTUDO DA 4ª EXPEDIÇÃO


           O grupo de leitura “Sertões e Memórias” se reuniram mais uma vez, no último dia 13 de dezembro, na casa de Antonio Conselheiro, dando sequência ao estudo da obra “Os sertões” de Euclides da Cunha. Neste encontro, o grupo deu início ao estudo da 4ª expedição, que resultou da destruição total de Canudos, discutindo do capítulo I ao IV.
         Na ocasião foram debatidas e comentadas as mentiras heróicas espalhadas na Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro, sobre Canudos e a mobilização das tropas pelo governo federal arregimentando pelotões de vários estados, com concentração da cidade de Queimadas, e de lá se dirigir a Monte Santo, para organizar a 4ª expedição.
          Logo se detectou que não havia um plano de campanha, precisando então, dos trabalhos da comissão de engenheiros para definir as estratégias diante de uma nova marcha a Canudos, sabendo os percalços e incidentes, passando por Pitombas até o Alto da Favela. Nesse percurso a divisão das tropas foi aprisionada.
          Também foi discutida a coluna do general Savaget, a caminho do Cocorobó diante das trincheiras de Macambira e Trabubu, onde um emissário inesperado destruiu o plano de campanha. Mesmo assim, as forças militares começaram uma nova batalha. Aventura do cerco, caçadas perigosas, desânimo, mas acima de tudo necessitando de atitudes do comando, para definitivamente começar a destruição do Arraial do Belo Monte, que ao chegar a noite, vagarosamente ecoava o toque da Ave-Maria.
          Até o próximo encontro dia 14 de janeiro, onde será concluído e estudo da 4ª expedição.





Texto: Neto Camorim
Fotos: Sara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário