terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA FESTA DA PADROEIRA DE LAGOA CERCADA


“A exibição de cinema durante a festa de nossa padroeira já faz parte da programação. Queremos agradecer a Ong. Iphanaq pelo compromisso de prestigiar nos últimos três anos a nossa festa com essa atração cultural”. Assim se expressou Otávio Vicente líder comunitário de Lagoa Cercada durante a presença do cineclube naquela comunidade no dia 30 de novembro.
Foi com alegria e muito agradecimento que a comunidade de Lagoa Cercada, distrito de Manituba, recebeu pela terceira vez, a exibição do Cineclube, durante a festa da padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Nesta 3ª edição foi exibido para a comunidade após a novena, o filme documentário: “Profetas da chuva e da esperança”- direção Márcia Paraíso. Produzido em 2007 nos sertões de Quixadá, o filme destaca, que desde o princípio dos tempos, o homem busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No mundo contemporâneo, essa capacidade se perdeu. No sertão do Ceará, em Quixadá, homens conhecidos como profetas da chuva se reúnem todo ano no mês de janeiro, e traduzem previsões em esperança.
Além da exibição do documentário anteriormente citado, também foi apresentado e doado à comunidade um micro documentário gravado e editado por Elistênio Alves, integrante da Ong. iphanaq, durante a novena celebrada no dia 02 de dezembro de 2011, pela comunidade de Carnaúba. É importante ressaltar, que também foi realizado filmagens da novena do dia, celebrada pela Escola Francisco Felipe Filho e a comunidade de Várzea do Meio, que além de celebrarem fizeram apresentações culturais durante a celebração. Todo esse material será editado para posteriormente ser apresentado na comunidade.
Após as exibições, foi realizado debate, onde populares fizeram comentários de questões apresentadas nos filmes, contextualizando na sua realidade. Pois de fato é isso a que se propõe o cineclube. Possibilitar as comunidades onde ele se apresenta uma melhor compreensão da sua vida a partir do cinema, enquanto ação política, social, cultural e educacional. Ressaltou o coordenador do cineclube, Neto Camorim.
            O Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente exibem nas comunidades rurais gratuitamente, cinema nacional. Esse projeto tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Neto Camorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário