quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

JOÃO PEDRO DO JUAZEIRO É DESTAQUE NO 23º PAPO CULTURAL


Foi realizado no dia 21 de dezembro, na casa de Antônio Conselheiro a 23ª edição do Papo Cultural.  Nesta última edição de 2012, teve como convidado o Xilógrafo, gravador e editor de cordéis, João Pedro do Juazeiro, que durante os dias 15 e 21 de dezembro, esteve realizando oficinas de xilogravura para ilustração de cordéis, como o tema Antonio Conselheiro. Essas oficinas aconteceram nas comunidades de São Joaquim, distrito de Passagem, Vila de Belém e na sede do município. Essas oficinas fazem parte do projeto desenvolvido por João Pedro com o tema conselheiro, financiado através de edital do BNB e BNDES.
Inicialmente foi feita uma breve apresentação do convidado, onde se destacou um pouco de sua trajetória. Em seguida o convidado falou de sua vida enquanto xilógrafo. Nascido em Ipaumirim-CE, depois deslocado para Juazeiro do Norte, onde desenvolveu seu trabalho como gravador, como prefere ser chamado, até chegar a fixar residência em Fortaleza, foram muitos desafios e dificuldades. Sempre faz questão de ressaltar quando fala do seu trabalho com xilogravura.
Depois de longa e difícil caminhada, hoje seu trabalho tem ganhado notoriedade e reconhecimento não apenas no Ceará, mas no exterior. João Pedro esteve realizando oficinas de Xilocordel em Portugal e Cabo Verde. “Isso vem sem dúvida enaltecer o nosso trabalho, e fazer com que possamos melhorar ainda mais a nossa técnica de gravador e ilustrador de cordéis. Hoje sou convidado para ilustrar livro. Inclusive, o que deve ser lançado aqui em Quixeramobim, no Conselheiro Vivo 2013. Isso é muito gratificante porque expande o meu trabalho, para outros lugares e estou contribuindo para a formação de novos gravadores e ilustradores de cordéis, que sempre tem nas comunidades. São talentos muitas vezes esquecidos e não valorizados”. Destacou durante sua fala.
Outro aspecto que João Pedro ressaltou durante sua apresentação foi o apoio do professor Gilmar de Carvalho. “Ele foi quem abriu as portas de meu trabalho na UFC e outros espaços para a  minha inserção em outros circuitos culturais”. Ressaltou.
Após a fala do convidado, aconteceu um debate, onde o público fez intervenções sobre o tema e esclareceu dúvidas sobre a técnica do Xilocordel. Em seguida a Ong. Iphanaq entregou ao João Pedro uma menção honrosa pela sua participação do Papo Cultural e na realização de oficinas de Xilocordel em 2011 e 2012, contribuindo para uma melhor formação cultural em nosso município. Destacou o presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil.






Texto:  Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário