segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ELIVANDE BRITO APRESENTA PROJETO SOBRE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA NO PAPO CULTURAL



No último dia 29 de novembro, na Casa de Antonio Conselheiro, foi realizada a 22ª edição do Papo Cultural. O convidado do mês foi o professor Elivande Brito, que apresentou o projeto de Especialização em meio ambiente que está realizando pela UFC, com o tema: ÁGUA: direito de ter, dever de preservar.
Inicialmente, Neto Camorim, que estava coordenando o evento, fez uma breve apresentação do convidado, destacando um pouco da história profissional do autor, para em seguida ser realizada a apresentação do projeto.
Elivande Brito fez uma rápida contextualização da situação da água no mundo, no Brasil e em especial no semiárido nordestino e suas implicações climáticas como fenômeno ainda não compreendido por grande parte de nossa população. Em seguida, o professor Elivane direcionou a sua apresentação para as condições da água em Quixeramobim e os cuidados que deveriam ser tomados pelo poder público e sociedade civil para uma maior educação ambiental em relação ao uso da água.
Preocupação - Segundo Elivande, esse projeto, por ele desenvolvido e iniciado este ano de 2012, surgiu da preocupação com a preservação da água e seu consumo consciente no município. Pelos dados apresentados, o volume de água acumulada nos principais açudes que abastecem a cidade está abaixo da metade. Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Açude Fogareiro principal reservatório do município está com 48,86% da sua capacidade. “Isso é algo muito preocupante, diante desse período que seca que estamos enfrentando”, destacou.
Além dos reservatórios atualmente possuírem registros de volume muito baixos nesse período de seca, não existe, segundo o professor, nenhuma campanha de conscientização permanente realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), orientando a população, seja na cidade ou nas comunidades rurais, para o uso correto da água. Elivande Brito ressaltou ainda que “o uso consciente da água não depende exclusivamente do poder público”. Para o pesquisador, “é preciso à colaboração de toda a sociedade”, pois “todos devem se sentir responsáveis”, conforme observa: “Sabemos que é difícil mudar as pessoas, principalmente quando tais questões já viraram práticas culturais, muitas vezes, inconscientes, é que não querem mudar. Mas é preciso insistir, diante da complexidade e relevância que o debate sobre a água tem pautado a agenda ambiental em todo o mundo. É algo realmente desafiador para a humanidade, para todos os seres vivos do planeta”.
Colaboração coletiva - No final da fala, Elivande ainda destacou que pretende concluir esse projeto até o final de 2013, e, no ano seguinte, realizar palestras nas escolas, sindicatos e Ongs, tentando contribuir com a sua pesquisa, para um consumo mais consciente da água em Quixeramobim.
Após a apresentação, aconteceu um importante debate, onde o público presente, alunos e professores, fizeram suas intervenções com reflexões e comentários sobre a temática.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário