terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA PELA SEGUNDA VEZ EXIBIÇÃO NA FESTA DO PADROEIRO DE FORQUILHA


No dia 17 de dezembro, após a novena do Menino Jesus de Praga, padroeiro da comunidade de Forquilha, o Cineclube Iphanaq realizou pelo segundo ano consecutivo, exibição de cinema durante a festa. Este ano, foi apresentada a comunidade, os documentários: Vida Maria e Ô xente, pois não! O primeiro é um curta infantil cearense e o segundo, é um documentário produzido em 1973 sobre lavradores da localidade de Salgadinho, perto de Garanhuns, em Pernambuco. Resultou essencialmente de longas conversas durante 15 dias, com aproximadamente dez famílias que lutavam contra toda a sorte de dificuldades, entre elas a seca. O filme tanta passar ao espectador a sabedoria das pessoas em questão e a fraternidade que as unia. Do ponto de vista formal, Ô xente, pois não é um entrelaçamento musical das falas daquela gente com as imagens de seu cotidiano.
Segundo a professora Francisca Andrade, moradora da comunidade e integrante da coordenação da festa do padroeiro, “os dois filmes mostraram aspectos bem interessantes, de como deveríamos melhor valorizar as coisas do sertão. Seus saberes e valores culturais, muitas vezes esquecidos pelas gerações atuais. Os documentários ressaltaram bem isso”. Destacou durante o debate após as exibições.
O projeto cineclube é uma produção da ONG. IPHANAQ e do SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente viaja as comunidades rurais do município realizando exibições de filmes nacionais, seguido de debates. Tem o apoio do sistema maior de Comunidade e da Fundação Canudos. Segue abaixo fotos do evento.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário